DESPONTAR DO INTERESSE
Tendo surgido como mera curiosidade de um jovem a acabar a sua formação escolar secundária, rapidamente a Fotografia ganhou protagonismo na minha vida com a aquisição, em 1981, da minha primeira câmara - uma Kodak Pocket A-1 - e, sobretudo, do meu primeiro livro de técnica fotográfica, da autoria de uma das grandes referências mundiais no seu ensino e divulgação, Michael Langford.
Frequentava já o curso de Geologia, da Universidade de Lisboa, quando adquiri a minha primeira reflex, com o dinheiro ganho a trabalhar nas férias: uma sólida Minolta SRT 100X, munida de uma objetiva MD Rokkor 45 mm f:2, com que efetuei o meu primeiro curso de iniciação, ministrado pelo fotógrafo Júlio Soares Pereira, ao tempo, professor na Universidade de Uppsala (Suécia). Fotografia e Geologia andaram a par por mais de década e meia, durante a qual a pesquisa autodidata - a que me entregava de forma sistemática, "devorando", sem receio, alguns dos compêndios mais emblemáticos da física e |
da química, fotográficas era muitas vezes complementada com a frequência de cursos de formação geral e específica. Entre eles, salientam-se o Curso Profissional de Fotografia da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica (1994-95), os workshops de Publicidade e de Sensitometria e Colorimetria do fotógrafo Carlos Marques (1994), uma formação em equipamentos de iluminação Broncolor, outra, de impressão em papel Agfa Multicontrast e, mesmo fora de portas, os cursos de Fotografia de Grande Formato, no centro de formação da marca suíça, Sinar (1995).
O exemplo de outros países, em que a Fotogra- |
fia há muito tinha adquirido estatuto de Curso Superior sempre foi inspirador, para mim. De tal maneira que, tendo estado envolvido na criação, em 2007, da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual do IADE (hoje, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia), senti grande necessidade de prosseguir na senda da aquisição de Conhecimento, concluindo o Curso de Pós-graduação em Design e Cultura Visual (Estudos de Fotografia), naquela mesma Escola (2010).
|
TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO
O início do ensino da Fotografia (1997) constituiu como que uma reconstituição da história da evolução do próprio processo fotográfico, com a lecionação de um workshop de fotografia estenopeica (vulgo pinhole), no IADE, a que se seguiria um convite dessa Instituição para lecionar a disciplina de Sensitometria e Ótica Aplicada, no seu Curso Livre de Fotografia.
O naipe de matérias ficaria completo, pouco depois, com a Teoria da Cor, do Sistema de Zonas e dos Processos Alternativos. |
O ano de 2011 marcou a transição para novos desafios. Além de continuar a ensinar os conceitos fundamentais da captação e processamento de imagens fotográficas a adultos de todas as idades - desta vez, no Instituto Português de Fotografia -, abracei a oportunidade de o fazer, também, com jovens de Ensino Secundário, alunos do Curso Profissional de Técnico de Fotografia, na EPAD-Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto. Mais tarde, a partir de 2018 e depois de um pequeno interregno, idêntica atividade tem sido desenvolvida na Escola Secundária de Camões, igualmente na cidade de Lisboa, bem como no Agrupamento de Escolas de Vialonga (Vila Franca de Xira).
Pelo meio, ficaram numerosas colaborações de caráter esporádico com outras entidades dedicadas à Formação no campo da Fotografia, como a Light Factory (2011-12) e o MEF-Movimento de Expressão Fotográfica (2014 a 2016). Não se fazendo a transmissão de conhecimento apenas por meio de aulas, também a publicação de artigos em revistas de índole científico-pedagógica tem marcado lugar de relevo na minha atividade. |
Neste particular, é-me grato particularizar os artigos sobre a técnica de impressão com revelador litográfico, na revista Idade da Imagem, do IADE (2003).
Para outras referências, no campo editorial, convido-vos a visitar a secção Publicações, deste website. |
DIVULGANDO A FOTOGRAFIA
Isoladamente, ou em associação com workshops temáticos, integrados em Encontros ou Festivais de Fotografia, as palestras e conferências que tenho proferido em Portugal e Espanha representam um complemento muito gratificante da minha atividade formativa. Tal como, de resto, os convites que tenho aceitado para moderar debates sobre o tema.
No caso das primeiras, não posso deixar de destacar as seguintes:
|
Conversar sobre Fotografia, e ajudar a fazê-lo, começou por representar um desafio enorme quando aceitei moderar o debate com os galardoados dos Prémios Jovens Artistas |
em Portugal (2014), integrado na iniciativa Encontros do Olhar, do Instituto Português de Fotografia em parceria com a Plataforma Revólver para a Arte Contemporânea.
O ano de 2018 foi especialmente profícuo, neste campo, com moderações de debates sobre a (modernamente) chamada "Fotografia de rua", na Academia Colorfoto e na Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa. A estes, juntaram-se os que tiveram lugar no âmbito do evento Caixa 17-35 - Encontros de Fotografia de Alcobaça, e no da comemoração do Dia Mundial da Fotografia, no Espaço Monsanto, também em Lisboa, promovido pela PhotograPhylia. |
MARCA PRÓPRIA
Em 2015, senti a necessidade de alargar a base da minha atividade formativa. Foi nesse contexto que, no emblemático dia 19 de agosto, registei uma marca dedicada ao ensino, a PhotograPhylia, oferecendo um leque muito variado de ações formativas de curta duração.
Os seus cursos e workshops são dirigidos a |
quem pretende aprofundar as suas capacidades técnicas e criativas, visando uma utilização, com grande autonomia, do seu equipamento fotográfico, tanto a nível amador como profissional.
Disponibiliza, igualmente, ações individuais para particulares ou empresas, em particular, as inseridas em ações internas de team-building. Associações como é o caso da Juvemedia (2019), associações de funcionários de empre- |
sas, institutos e, mesmo, fabricantes de equipamentos, como a Canon (2016-17), têm contratado os serviços da PhotograPhylia para ensinar as técnicas de captação de imagens fotográficas aos seus associados, parceiros e clientes finais, numa demonstração de confiança na qualidade dos formadores da marca.
www.photographylia.com |
SINERGIAS COM FABRICANTES
A minha experiência no ensino da Fotografia tem sido reconhecida por boa parte das marcas de equipamentos fotográficos desde 2008, ano em que me iniciei na Formação para colaboradores de lojas (Pentax) e para clientes finais (Panasonic).
Após a suspensão da minha atividade jornalística (ver também secção Publicações), a boa relação com aquelas marcas possibilitou um novo tipo de colaboração. Foi neste contexto que surgiu o convite da |
Fujifilm para integrar a sua equipa de embaixadores (X-Photographers), em 2012, colaboração que terminou no ano seguinte.
Seguiu-se-lhe, já em 2014, novo convite para funções análogas, desta vez, da parte da Olympus (hoje, OM System), situação que se mantém nos dias de hoje. O programa OM System Ambassadors tem englobado a realização de dezenas de eventos como passeios fotográficos e workshops de promoção dos equipamentos e tecnologias da marca, em parceria com as mais prestigiadas lojas de equipamento fotográfico localizadas nas regiões de Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa e Olhão. Entre os temas mais abordados têm estado a fotografia noturna, a paisagem, a macrofotografia (tirando partido do modo Focus Stacking) e pintura com luz (com o modo Live Composite, introduzido pela Olympus). |